sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O jeito carioca

Os paulistas, mineiros e baianos costumam reclamar do jeito carioca de ser. Folgado para alguns, mal educado para outros. Mas, ultimamente, pra mim, a melhor defineção para o carioca é egoísta.
Até o início da semana trabalhava a 30 km de casa, levava cerca de uma hora e meia para ir e outra hora e meia para voltar. Na maioria dos dias, chegava exausta com tanto estresse no trânsito, mas principalmente com o egoísmo dos motoristas.
Motoristas fechavam os cruzamentos, avançavam sinais, não davam passagem, além da impaciência com carros de autoescola. Mas,o egoísmo também pode ser visto por outro lado. Motoristas que gostam de dirigir mais devagar, insistem em ficar na pista da esquerda, a chamada "pista rápida".
Tudo bem que o mundo está corrido, que as pessoas têm cada vez mais coisas para fazer em menos tempo, e o trânsito no Rio de Janeiro está terrível - e muito perto do colapso -, mas, não é possível que a gente não possa pensar nem por um segundo no outro.

8 comentários:

  1. Não é insuportável ver um ônbus fechar um cruzamento? Todo dia eles passam nos mesmos lugares várias vezes, conhecem os percursos e, ainda assim, fecham os cruzamentos. Raramente pode ser "sem querer". É muito ônibus !! Concordo com isto, mas NUNCA que a MELHOR DEFINIÇÃO do Carioca é EGOÍSTA ! O trânsito é apenas um momento ruim de um povo muito legal !! Hoje é sexta-feira, pega leve... e bom feriadão !!

    ResponderExcluir
  2. É..esse trânsito nos enlouquece..eu acho que faz parte sim dessa cultura do carioca " a gente sempre já um jeitinho".

    Bom feriado, comenta no meu!!!

    www.mariaclaracardona.wordpress.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo dizer q o trânsito carioca retrata bem aquele desenho do Pateta, em q ele é um pacato cidadão, ms ao colocar-se em frente ao voltante do carro, vira uma fera, até a sombrancelha encrespa... rsrs... ms acho q se trata de uma selva, onde todos são bestas humanas! Polemizei, né!? Rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sei do que está falando... vivencio todo dia.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu peguei um taxista esse fim de semana que foi motorista de caminhão por 20 anos, que só viaja de carro, que já dirigiu em tudo quanto é canto do Brasil... E você acredita que ele falou que as pessoas do Rio dirigem muito bem? Falou que os cariocas são os melhores motoristas do Brasil! Primeira vez que eu ouvi isso haha, vai entender...

    ResponderExcluir
  6. o melhor seria termos um bom transporte público. chegar rápido sem ter que se estressar com o trânsito. e ainda poder ler ou cochilar no caminho!

    legal o blog.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 22 e não tenho carteira de motorista. Na minha casa tem um carro que ninguém usa, mas meus pais já desistiram de me fazer tirar essa bendita habilitação. Eu morro de medo de dirigir. E o medo não vem a partir das minhas possíveis habilidades como motorista, mas tenho medo sim, das outras pessoas ao volante ao meu redor. Enquanto morar no rio, prefiro passar calor no ônibus, ser espremida no metrô, ou morrer na grana do taxi.

    ResponderExcluir
  8. Esse trânito está uma loucura msm...ngm respeita mais ngm...pensar no outro então...é coisa rara!

    ResponderExcluir