segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e Damião

Maria mole, cocada, paçoca, pirulito, bananada, cocozinho de rato, suspiro, pipoca doce... são alguns exemplos de doces distribuídos no dia de hoje, dia de São Cosme e Damião.
A alegria da criançada ao receber um saquinho de doces é contagiante. Muitas pessoas distribuem esses doces porque gostam e outras tantas por promessa. O importante é alegrar as crianças.

A história
Os irmãos gêmeos Cosme e Damião morreram em 300 d.C. Além da Igreja Católica, o Candomblém e o  Batuque e alguns centros de Umbanda também celebram a data. Os gêmeos eram amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

12 comentários:

  1. Vários docessss como é bom...

    ResponderExcluir
  2. Caraaa, fiquei tão feliz de ganhar um doce aos 22 anos. Acho que mais feliz que as criancinhas! haha...

    ResponderExcluir
  3. Eu esqueci completamente da data! E a data esqueceu completamente de mim! Não ganhei nenhum saquinho, pode?!
    aceito doações

    ResponderExcluir
  4. Hmmm adoro o Dia de São Cosme e Damião!
    Saudade dos tempos de escola, em que voltava para casa com uns 20 saquinhos cheios de guloseimas.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a história, não conhecia o enfeitado e o popular! Hahahah

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era pequena, minha mãe falava tanto para não aceitar os doces, pois podiam ter drogas... puxa vida!!!
    Só fui ganhar meu primeiro saquinho quando comecei a trabalhar (com uns 20 anos! Quase como a Alaina...).

    ResponderExcluir
  7. Não fazia idéia da história.
    Poxa, não ganho mais saquinhos.

    ResponderExcluir
  8. Adoooro ganhar docinhos!

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei um saquinho esse anoo!! Adoraava correr atrás de doce! Era muito divertido! Minha avó fazia festa e dava doce, brinquedos...era muito legal!

    ResponderExcluir
  10. cocozinho de rato!!!!! nem me lembrava disso!!!
    uma amiga faz aniversário na data e todo ano eu comia quilos de cocozinho de rato!!! hahahha que nome mnais horrível para um doce!

    ResponderExcluir
  11. ainda estou esperando meu saquinho !!!

    ResponderExcluir
  12. n ganhei saquinho tb... eu querooooo!

    ResponderExcluir